quinta-feira, 21 de abril de 2016

Foi dada a largada!

Inspirado pela bandeira do próprio símbolo...


... Lançamento Autorizado


Criado por um dos maiores designers brasileiros, o mestre Anísio Campos, o Bug / Bugre / Buggy Kadron ainda é referência entre os fãs desse despojado, dinâmico e aventureiro segmento.


Fui fisgado já na adolescência, culpa da fluidez do desenho, ineditismo da proposta (anos 70), do Kadron branco do primo Caca e, principalmente, da inesquecível matéria da Revista 4Rodas, que provocava o desejo incontrolável de transformar Fuscas em Bugs (sic).


Depois de tentar, sem sucesso, convencer Zeuxinho - pai inesquecível - a transformar o Fusca 1969 da família (rsrs), realizei esse sonho ao adquirir 50% do primeiro carro, aos 20 anos, graças ao empréstimo assumido por meu cunhado Beto (serei eternamente grato) e honrado com a ajuda de custo do meu estágio na época. 

Fundamental também foi minha sócia / irmã Simone, que bancou a outra metade antes mesmo de aprender a dirigir. Isso que é apoio e confiança!

Era na verdade uma réplica do Kadron, ano 1982 e montado sobre um chassi de Fusca 1980. provavelmente feito pela competente equipe de uma empresa que funcionava no bairro do Tororó,

Chegou branco metálico e, ao longo dos 25 anos de parceria, foi pintado de vermelho Monza e depois de amarelo Puma. 


Diz o ditado popular que Buggy só dá duas alegrias, quando se compra e quando se vende!

Não é verdade!

Há alguns anos, por falta de garagem coberta e desanimado pelo consequente desgaste provocado, fiz a enorme besteira de aceitar uma proposta de venda! 

O arrependimento foi quase instantâneo, e o negócio só não foi desfeito por estar preso pela palavra.

Quis o destino que a compensação viesse de forma tão inusitada e especial.

Ao buscar o resgate de um autêntico Opala Stock Car - em decana hibernação, adivinhem o que estava atrapalhando a saída da garagem?


Um autêntico Kadron 1973, montado sobre o chassi de um Fusca 1968, que portava a carroceria nº 444, ou seja, já da segunda geração (aguardem detalhes sobre o assunto).


Pneus murchos, freios travados, placas amarelas ... um cenário mais pessimista possível, apenas para disfarçar uma jóia pouquíssima rodada, quase completo e com detalhes de acabamento incríveis.

Claro que o novo resgate foi inevitável, um "chaveirinho" de presente para os "garimpeiros"!


Após a completa revisão mecânica - afinal foram cerca de 30 anos de imobilidade - o Kadron estreou no Encontro Anual de Veículos Antigos, organizado pelo Veteran Bahia, que lota a Praça do Campo Grande todo final de ano.

Um Diorama - em escala real - foi montado para apresentar o Opala SS recém-restaurado, o Opala Stock Car antes do início dos trabalhos e do Kadron ainda com placas amarelas.


Esse cenário representou o lançamento da Pedra Fundamental de um projeto maior - A Garagem de Zeuxinho - que agora também parte para a sonhada implantação. Aguardem as novidades!

A atualização da documentação, complexa e dispendiosa, só se tornou possível com a inestimável ajuda de um batalhão de amigos, aos quais agradecemos de todo o coração! 

Não vou citar nomes, pelos mais variados motivos, mas eles sabem de quem estou falando.

Esse novo blog, marcado pelo recomeço e devidas "placas cinzas", pretende documentar e detalhar todas essas histórias e mais algumas, como a caça aos poucos componentes que faltam (por exemplo).


Visando compartilhar - com amigos, colecionadores e fãs desse incrível modelo - casos, curiosidades e informações, para auxiliar no merecido reconhecimento da obra prima de Anísio Campos.

Aproveitamos para anunciar a óbvia parceria com o blog Pit Stop Bahia, que cederá e captará postagens, para a desejável ampliação do alcance.

Contamos com a ajuda de todos, no acompanhamento, possível correção e, principalmente, envio de novidades e dicas para o conteúdo. 

Pé na Tábua!

Testes do Kadron na Praia do Pepino


3 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigado amigo Felipe.
      Sua opinião é de grande valor e motivação!
      Grande abraço!

      Excluir
  2. Oi boa tarde tudo bem, onde consigo o emblema dianteiro kadron por gentileza

    ResponderExcluir