quinta-feira, 21 de abril de 2016

Tropi / Kadron

Buggy Tropi...


...mais conhecido como Kadron!
(publicação original - Pit Stop Bahia / abril de 2011)

Desculpem o bairrismo, mas considero o buggy mais bonito de todos os tempos, mesmo incluindo os modelos estrangeiros!


As linhas são perfeitas, obra prima do genial Anísio Campos, mestre dosdesigners, para atender uma encomenda da Kadron - fabricante de descargas - que queria se reposicionar no mercado.

Revista 4Rodas

Rodando para o Rio de Janeiro, onde faria uma tonelada de teste, Anísio foi parado diversas vezes pela Polícia Rodoviária. Sem problemas... era só por curiosidade e admiração, visto a permissão especial do departamento de trânsito, que supria a falta de classificação da categoria.

Se os patrulheiros vissem as manobras de Anísio na Praia do Pepino certamente mudariam de atitude.


Isso para não falar dos suaves testes nas areias da Barra da Tijuca.


Foi o primeiro carro nacional oferecido em forma de kit, devidamente apresentado pela 4 Rodas na instigante matéria do tempo em que bug se escrevia dessa forma!



O apelo jovem, a flexibilização na montagem, a vontade de surpreender e transgredir transformaram o Tropi em símbolo de uma sociedade mutante, com direito a banda homônima e trilha sonora!

"OS MUTANTES" AINDA EM INÍCIO DE CARREIRA
© J. FERREIRA DA SILVA / ABRIL IMAGENS

Mais de mil HP / Dune Buggy / Passa e nem dá pra ver / Na hora "H" / Eu derramei na gasolina / Um barato que eu não sei / Se é STP (Dune) / Ou MSLD (Dune Buggy) / Meu Dune Buggy liga / Meu Dune Buggy liga! / Dune Buggy / Tem motor de Rolls-Royce / Dune Buggy / Nada é mais veloz / Na hora "H" / Eu derramei na gasolina / Um barato que eu não sei / Se é STP (Dune) / Ou MSLD (Dune Buggy) / Meu Dune Buggy liga! / Meu Dune Buggy liga! / Dune Buggy! 


Claro que o Tropi ganhou a capa do disco e sucesso nas rádios. Esse exemplar atualmente agita em Santa Catarina, incluindo a discreta pintura.


O que pouca gente sabe é que o Tropi era fabricado pela Puma, com todo sua estrutura e know-how em fibra de vidro. A linha de montagem - terceirizada - dividia o galpão de São Paulo com os valentes GTEs.


Chegou a posar na histórica foto do Ipiranga, juntos dos Pumas GT4R, Malzoni, DKW e GTE.

Motor Trend

O material promocional praticamente servia como orientação de montagem, visto o efeito - utilizado largamente nos testes de longa duração da 4Rodas - que apresentava uma "explosão" dos componentes utilizados.




Como criatividade é imã, o modelo conquistou a atenção do mestre Ulisses Britto, rodder por convicção e tropi-saudoso por acaso (aguardem detalhes).


Tive uma réplica (1982) por 25 anos - meu primeiro carro - que vendi recentemente por falta de garagem. Me arrependi quase imediatamente.

Réplica 1982

Não sei o fabricante, mas, é provável que tenha sido a galera do Tororó, onde comprei uma capota de fibra há alguns anos.


Diz o ditado que bugre só dá duas alegrias: quando compra e quando vende!!!

Não foi o meu caso: a venda foi uma péssima idéia!


Para me redimir da burrada, achei um original (carroceria 444) e, breve, estará de volta à ativa!!!!

6 comentários:

  1. Olá amigo, adquiri recentemente um Kadron... gostaria de saber aonde fica essa placa de identificação, pois o meu tem algumas modificações que o fazem diferente de todos que já vi ...

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    1. Parabéns, amigo, pela aquisição!
      A placa fica sob o capô, na "parede corta-fogo".
      Grande abraço!

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  2. Boa tarde amigo.
    Estou a procura de uma capota de fibra igual a essa, você teria o contado de alguém que tem ou fabrica?
    Onde seria esse “Tororó” ?
    Abraço

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  3. Boa tarde amigo.
    Estou a procura de uma capota de fibra igual a essa, você teria o contado de alguém que tem ou fabrica?
    Onde seria esse “Tororó” ?
    Abraço

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  4. Boa tarde amigo.
    Estou a procura de uma capota de fibra igual a essa, você teria o contado de alguém que tem ou fabrica?
    Onde seria esse “Tororó” ?
    Abraço

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  5. Olá ! Será que existe registro de quantos Tropi´s primeira fase foram feitos entre 1969 e 70?

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